terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

O DETRAN NA CONTRAMÃO


Os baixos salários e o fato de estarmos mais de três anos sem reajuste, fez com que mais de duzentos servidores, desmotivados, abandonassem o DETRAN/AL, em busca de melhores oportunidades de emprego. Diante disso, o atual diretor do DETRAN, ao invés de realizar concurso público para suprir a carência, toma uma medida inusitada: jornada ampliada para o trabalhador e horário de atendimento reduzido para a sociedade.

Cômico, se não fosse trágico. A partir do dia 22 de fevereiro, os SAC´S, CENTRO E MANGABEIRAS, irão fechar as portas às 14 horas. No caso do FAROL, como será aberto às 9 horas, fechará às 15 horas. E “para melhor atender a sociedade”, em especial, os usuários da parte alta da cidade, o SAC do Auto-shopping foi DESATIVADO.

Antes, o atendimento ao público se estendia até as 19 horas, no caso do SAC Farol. Deste modo, além de diminuir o tempo de atendimento, uma vez que dividíamos a quantidade de usuários em dois turnos, o DETRAN/AL dava aos usuários, que têm suas manhãs comprometidas (seja por trabalho ou outro compromisso), a oportunidade de fazer uso dos serviços do órgão no turno vespertino, como iniciar um processo de habilitação, renovar a CNH ou solicitar a 2ª via, por exemplo.

Enquanto no Recife-PE os SAC’s funcionam até as 22 horas nos shoppings, de segunda à sexta e aos sábados até as 18 horas, para atender as pessoas que não tem tempo para ir ao DETRAN no turno matutino, em ALAGOAS, o governo do PSDB diminui o horário de atendimento à população para meio expediente, jogando no lixo uma conquista da sociedade.

Vejamos o retrocesso: haverá uma quantidade limitada de fichas a serem distribuídas por dia; portanto, o usuário vai ter que madrugar nas filas dos SAC’s sem a garantia de que será atendido; o tempo de espera por atendimento vai demorar ainda mais, visto que a quantidade de pessoas em busca de serviços num só turno vai aumentar bastante.

Havia um acordo tácito entre os digitadores dos SAC’s e o DETRAN, para que os servidores em questão trabalhassem cinco horas corridas, SEM AS PARADINHAS DE 10 MINUTOS, PARA DESCANSO, A CADA CINQUENTA MINUTOS DE DIGITAÇÃO, asseguradas por lei[1], folgando na sexta hora como forma de compensação, assim não havia interrupção do trabalho, dando mais rapidez ao atendimento. A partir de agora todos estão obrigados a trabalhar seis horas corridas, sem os intervalos de 10 minutos. Deste modo o Diretor descumpre a lei e põe em risco a saúde dos trabalhadores que DESMOTIVADOS, produzem menos.

PERDE A SOCIEDADE, PERDEM OS SERVIDORES.

ATENCIOSAMENTE, SINSDAL


[1]Para diminuir a incidência de LER (Lesão por esforço repetitivo), o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) baixou uma portaria 3751/90 onde estabelece que estando na função de digitador, o trabalhador só pode trabalhar digitando cinco horas diárias, sendo que a cada 50 minutos tem direito a uma pausa de 10 minutos para descanso.

Nenhum comentário: